Estimados amigos e amigas.

Iniciamos a coluna de Literatura com o intuito de divulgar atividades literárias da cidade de Curitiba,

do Brasil e do mundo.

 

* O mês de junho contou com eventos culturais que merecem destaque, entre eles, a participação de poetas brasileiros no “12º Salón de Invierno”, da Galeria R Van R, em Buenos Aires, Argentina, de 17 à 28 de junho. O artista plástico, curador e especialista em Arte Digital, Carlos Zemek, convidou destacados poetas para participar desse salão com poesias de tema livre.  Participaram com excelentes trabalhos os poetas: Angel Popovitz, Clevane Pessoa,  Decio Romano, Elciana Goedert, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci. Uniu-se ao grupo a poetisa argentina Sonia Andrea Mazza.  A agradável surpresa foi ver os trabalhos de Clevane Pessoa e Elciana Goedert com seus nomes contemplados com Menção de Honra.  Carlos Zemek recebeu Prêmio Especial do Jurado, pelo trabalho “Sueños”, em Arte Digital.

90

A poetisa Sonia Andra Mazza, (D), representa o artista Carlos Zemek e o grupo de poetas brasileiros que participaram do “12º Salón de Inverno” em Buenos Aires, Argentina. Arte digital de Carlos Zeme que recebeu Prêmio Especial do jurado.

E enquanto em Buenos Aires os trabalhos desses brasileiros brilhavam, em 17 de junho, em Curitiba, a poetisa Siomara Reis Teixeira realizava o Sarau Café, Poesia & Canção, no antigo Solar do Barão. O evento é mensal e com a entrada franca.

CUTUCANDO, a inspiração:

Fotos de Silvana Mello, edição de Eloir Jr.

Em 24 de junho, o poeta Geraldo Magela realizou mais uma edição do "Cutucando a Inspiração" (Sarau Lítero-musical Fogueira Poética), no Teatro Universitário de Curitiba. No evento, o poeta Decio Romano lançou o livro de poemas "Respostas dos Arcanos do Tarô". Decio começou a escrever nos anos 80, e na sua trajetória literária já conta com exposições de Poesia no Brasil, Argentina e Portugal, além de um poema premiado na Espanha.

Contando Histórias

* E não sei se os prezados leitores já tem conhecimento dos avanços na área da Contação de Histórias, mas a Academia Brasileira de Contadores de Histórias está realizando um árduo trabalho.

Oficinas, palestras e encontros motivam as pessoas dessa área. Destacamos a oficina de Andréa Sousa, que é professora Universitária, escritora e contadora de histórias.

E em 23 de Junho,  em São Paulo, o Fórum reuniu quase 80 contadores de histórias para debater sua atuação: objetivos da arte do contador de histórias, identidade, formação, mercado de trabalho e políticas públicas.

XIV Encuentro de Escritores del Mercosul

* Jefferson Dieckmann foi o coordenador representando o Brasil no “XIV Encuentro de Escritores del Mercosul”, que aconteceu em Hernandarias, Alto Paraná, no Paraguai. E no domingo, 18 de junho, Jefferson Dicekmann lançou em parceria com o poeta português Marcio Martelli, o livro “D'Além Mar”, na Feira do Livro de Lisboa, Portugal.

* Marcia Kanitz é professora de Literatura e poetisa dedicada à divulgação da arte poética de Casimiro de Abreu. É membro imortal da ALB. Pres. Fundadora da Embaixada da Poesia Academia Virtual de Letras Artes e Cultura. Nesta oportunidade a Embaixada da Poesia - Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura, em reconhecimento pelo valor daqueles que lutam pela produção e divulgação da arte, da literatura e da cultura, instituiu o prêmio “Prata da Casa” para homenagear todos aqueles que durante o ano de 2016 se dedicaram ao desenvolvimento dos trabalhos relacionados à cultura, destacando-se no cenário artístico e cultural. Carlos Zemek, artista plástico e curador de arte, que já organizou exposições de Arte e Poesia no Brasil, Argentina e Portugal, é um dos divulgadores da Poesia que recebe destaque no Catálogo.

Capa Catálogo Prata da Casa organizado pela poeta Marcia Kanitz

* Ainda temos tempo de visitar a exposição de Laura Monte Serrat. Ela apresenta 30 trabalhos de artes plástica e 30 poemas na sua segunda exposição denominada "Quem Procura Acha". A exposição segue até dia 23 de julho, no Shopping Jardim das Américas, em Curitiba. Além do público procurar as imagens que brotam das manchas de seu trabalho, pode também buscar o poema que combina a imagem.

'Os Mensageiros'

* A obra de Chico Xavier ainda é inspiradora. Rodrigo D'Oliveira apresentou “Os Mensageiros”, peça baseada nos livros do Chico Xavier. As apresentações acontecerão nos dias 1 e 2 de julho de 2017, no Teatro da Federação Espirita do Paraná, em Curitiba.

Usem, este espaço de comentários para citar qual o número escondido entre no conteúdo da coluna. Vale SOBRENATURAL, o livro sensação de Meireles Junior.

Esta é mais uma publicação da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA/Assessoria de Imprensa

MHARIO LINCOLN é Presidente da Academia Poética Brasileira. / Informações para esta coluna: mhariolincolnfs@gmail.com CURITIBA-PARANÁ-BRASIL. Jornalista Profissional/Sindicalizado

FACE: https://https://www.facebook.com/MharioLincolnFS - www.twitter.com/mhariolincoln