Academia Poética Brasileira entregará ao poeta e cineasta FERNANDO SEVERO, a Comenda 'Thiago de Mello' e o Troféu 'Charles Spencer Chaplin'

A entrega está prevista para outubro, na presença de diretores da Academia Poética Brasileira. FERNANDO SEVERO receberá os prêmios pelo conjunto da obra, premiado não só no Brasil, mas em vários países, sendo reconhecido como um dos alicerces do cinema novo do Paraná. Na foto, o premiado diretor Fernando Severo comigo, durante a filmagem do curta #MORTA por alunos de Cinema, do Centro Europeu/Curitiba/Batel.

Há algo nas telas, que não só fitas hollywoodianas: este ano o Cinema Italiano vem com força total.  Basta atentar para os lançamentos neste 2019. São títulos de alto nível, como DogmanCiganos da Ciambra e Minha Filha. Pena que essas obras nem sempre acessíveis ao grande público. Por isso, entretanto é que existem festivais como o '8 ½ Festa do Cinema Italiano 2019', que ajudam a lembrar que a Itália (assim como a França, a Alemanha, a Espanha - a Europa), produz diversos filmes populares, incluindo os famigerados "filmes do meio", aqueles capazes de agradar tanto ao público quanto à crítica.

ANOTE AÍ!

Exposição Man Ray, no CCBB de São Paulo

Para meu leitores de São Paulo, é imperdível esse evento: 

A partir do deste 21 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo recebe a Exposição Man Ray. O evento vai trazer 255 obras do artista nunca antes vistas pelo público brasileiro e desenvolvidas durante os anos que viveu em Paris, entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa. 

Emmanuel Radnitsky, mais conhecido pelo pseudônimo Man Ray, foi pintor, fotógrafo, object-maker, escultor e cineasta, tornando-se um dos mais destacados artistas vanguardistas do século XX. Reconhecido mundialmente pela excelência de seu trabalho, conquistou prêmios como a Medalha de Ouro da Bienal de Fotografia de Veneza, em 1961, publicando suas fotos e exibindo sua obra ao grande público.

Além de fotografias, objetos e serigrafias, cinco filmes do artista também poderão ser vistos: A Estrela do Mar, Emak Bakia, O Retorno à Razão, Os Mistérios do Castelo do Dado e Man Ray, Senhor 6 Segundos. Na programação, haverá ainda atividades interativas, palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez sobre as técnicas de Man Ray, lançamento de catálogo e palestra da curadora Emmanuelle de LÉcotais na quarta-feira (21/08). A francesa é historiadora da arte e especialista no trabalho de Man Ray.

A Exposição Man Ray fica em cartaz no CCBB de São Paulo de 21 de agosto a 28 de outubro e com entrada gratuita.

Esta é mais uma publicação da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA/Assessoria de Imprensa

MHARIO LINCOLN é Presidente da Academia Poética Brasileira. / Informações para esta coluna: mhariolincolnfs@gmail.com CURITIBA-PARANÁ-BRASIL. Jornalista Profissional/Sindicalizado

FACE: https://https://www.facebook.com/MharioLincolnFS - www.twitter.com/mhariolincoln