A Poética de Bruno Black

Entrevista:

"As duas coisas se imbricam:

literatura e loucura...."  Célia Musilli

 “Nós, mulheres despojadas, sem ontem nem amanhã, tão livres que nos despimos quando queremos. Ou rasgamos os vestidos (o que dá ainda um certo prazer). Ou mordemos. Ou cantamos, alto e reto, quando tudo parece tragado, perdido. […] Nós, mulheres soltas, que rimos doidas por trás das grades – em excesso de liberdade”. (Deus é o Hospício)

A posse da escritora e vencedora de importantes prêmuos literários, poeta Ana Luiza Almeida Ferro, na Cadeira 12, (patrono, Joaquim Serra), da Academia Maranhense de Letras, está marcada para 6 de abril de 2017, às 19 horas, na sede da AML. Será recepcionada pela acadêmica Ceres Costa Fernandes. Ana Ferro é membro da Academia Poética Brasileira.

Li atentamente esta entrevista publicada no site CARTA CAMPINAS, assinada por  Maura Voltarelli , com a pesquisadora e escritora Célia Mussili sobre uma das poetas grandiosas deste Brasil, mas que, para muitos, é considerada 'louca', pois passou grande parte de sua vida internada em manicômios: Maura Cançado. Um de seus livros - difícil de encontrar, inclusive - é DEUS É O HOSPÍCIO, além de um livro de contos intitulado de 'O Sofredor do Ver'. Com certeza, é uma matéria super interessante, ressuscitando um nome poético, onde cada um, leitor, poderá tirar suas próprias conclusões acerca. (ML).

Maura Lopes Cançado, 
escritora mineira. 

Hoje meu convidado é Kissyan Castro.

Nasceu em Barra do Corda, Maranhão, no dia 23 de dezembro de 1979. Desde cedo, levado por necessidades de ordem econômica, deixa sua província natal e se lança pelo mundo, incursionando no Pará, Brasília e

Tocantins. Aí, aosvinte anos de idade, começa a produzir seus primeiros poemas.

Junta-se a três jovens poetas e cria o grupo “Fênix”, resultando na publicação

conjunta do livro “Sete Amores Em Um Só” (Palmas, 2002). No entanto, é com o

livro “Vau do Jaboque”(Rio de Janeiro: CBJE, 2005) que se dá a sua estreia como poeta. Dois anos depois está em São Paulo, onde entra para a Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Paulista, filia-se a agremiações e ganha prêmios literários.

Clique aqui e 

Posse na Academia

Perguntado sobre o que é LITERATURA, Afrânio Coutinho assim respondeu: "A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade..."

Você concorda? Clique no botão abaixo e crie sua própria definição. Todas serão publicadas na próxima edição desta coluna.

Da Janela do Quarto são poemas de conteúdo marcante, nos quais a palavra-chave é superação. Um grande desafio, onde o amor é apontado acima de tudo e em todas as suas formas.

Esta obra possui 99 poemas, elaborada em dois capítulos distintos: “Sombras” e “Iluminar”. O livro é uma viagem ao interior poético da autora, guiada pelo coração. Mostra um período vivenciado, no qual observa as coisas bonitas, como a natureza, os pássaros, a liberdade de uma forma ampla, como se caminhasse sem freios em direção ao infinito.

Leia a íntegra dessa apresentação e mais detalhes...

Luis AR Branco
Título Pequeno

Provérbios e prosas

Laura Monte Serrat será a convidada deste Café Poético do dia 17.03. Como ela se define?
“Sou uma artista nova em relação à minha idade avançada. Sempre apreciei a arte, mas há pouco tempo me aproximei dela e comecei a produzir, tanto no que se refere às letras, quando ao desenho e pintura. Em relação às letras iniciei minha aproximação como poeta em 2000, participando das Rodas de Poesia de Rua – no Largo da Ordem em Curitiba, nas artes plásticas comecei a mostrar meu trabalho por volta de 2015” .

A União Brasileira de Trovadores - Seção de Curitiba convida todos os Trovadores, Poetas e Amigos simpatizantes da Trova, para: 
DIA 16 DE MARÇO: OFICINA DE TROVA (Atividade conjunta da UBT-CURITIBA com a Academia Paranaense da Poesia e Biblioteca Pública do Paraná.) 
Tema:
A Trova no Paraná: Trovas de Nei Garcez
Ministrante:
Andréa Motta.
Dia: 16/03/2017.
Hora: 18h. Local: Biblioteca Pública do Paraná – Sala de reuniões do 3º andar. Cândido Lopes, 133 - Curitiba – Paraná.

Especial ELOY MELÔNIO

Escritor Josué Castro

(*) Minha amiga Lydia Moraes Corrêa, filha da maravilhosa Genu Moraes, me envia um vídeo dos bons tempos e das grandes festas de São Luís-Ma, comandadas por Pergentino Holanda. É impossível não reproduzir. E lá estavam grandes amigos e eu, num dos melhores períodos de minha vida. Grato Lydia. #coração!

Este vídeo mostra o despojamento de Bruno Black em sua maneira (como carioca) mais natural de falar seus poemas. Na foto ao lado, com Maria José Silva, imortal da APB e outra espetacular poeta, em recente Sarau.

Quer participar da Antologia CONEXÃO III, organizada pela Feira do Poeta? Então...

Segundo a Folha, 54% por cento dos leitores brasileiros não consomem livros por espontanea vontade!

(*) Recebem das mãos de Álfred Asís (D), coordenador da obra, o livro "Mil poemas a Pablo Neruda", os embaixadores da Suécia e do México, no Chile, na casa de Pablo Neruda, na Isla Negra, durante as comemorações do 40° aniversário do Nobel. Parabéns!

A poeta Laura Monte Serrat será destaque no Café Poético, do Poé

ENTENDES O QUE LÊS?

"Esse é o título de um livro do meu amigo Josué Castro, escritor e poeta. É um livro temático abordando a leitura da Bíblia, mas seu título é significativo e traduz minha preocupação com a leitura. Especialmente quando se trata de crianças e jovens.
Hoje nossa página traz uma breve reflexão sobre essa questão, que é determinante para o prazer ou desprazer da leitura de livros e outros textos.
O post também fala de Mário Faustino, poeta cuja poesia tem me influenciado sobremaneira."

 

(Eloy Melônio, especial para a coluna...)

Você quer saber sobre a Antologia Mulheres pela Paz?

A Antologia Logos/Fenix é coordenada por HENRIQUE LACERDA RAMALHO e sua esposa CARMO VASCONCELOS, (foto) diretamente de Portugal. Agradeço penhoradamente minha participação nessa edição especial: MULHERES PARA A PAZ. A ilustração da obra é da imortal da APB, poeta CLEVANE PESSOA.

Edição Especial "Mulheres pela Paz" 2017

 

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/LOGOS/PAZ-2017/PAZ17.htm

Evento Importante

Outros cursos estão sendo preparados com muito carinho e apreço pelo Centro de Letras do Paraná. Divulgaremos ainda neste semestre a grade de cursos dessa importante instituição literária do Paraná. Obrigado a Marian Pellizzer (e diretoria da CLP) pelas informações.

RUA FERNANDO MOREIRA, 370, CENTRO-CURITIBA-PR

FONES: 41 3222-7731 e CEL: 994184-3335

Esta é mais uma publicação da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA/Assessoria de Imprensa

MHARIO LINCOLN é Presidente da Academia Poética Brasileira. / Informações para esta coluna: mhariolincolnfs@gmail.com CURITIBA-PARANÁ-BRASIL. Jornalista Profissional/Sindicalizado

FACE: https://https://www.facebook.com/MharioLincolnFS - www.twitter.com/mhariolincoln