Esta é mais uma publicação da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA/Assessoria de Imprensa

MHARIO LINCOLN é Presidente da Academia Poética Brasileira. / Informações para esta coluna: mhariolincolnfs@gmail.com CURITIBA-PARANÁ-BRASIL. Jornalista Profissional/Sindicalizado

FACE: https://https://www.facebook.com/MharioLincolnFS - www.twitter.com/mhariolincoln

Convidada da Semana: ThaÏs M. Correia

Violência e Trauma: caroços de real

Thaïs M. Correia é Psicanalista. 

Leia mais clicando na foto.

De Olho

(*) Viva!, livro do francês Patrick Deville, investiga os últimos anos de Trótski no México.

(*) Ele faz um ensaio ficcional (???) a respeito do magnetismo exercido pelo México sobre intelectuais europeus no começo do século XX. Meu livro de cabeceira neste feriado. (ML)

Mhario Lincoln: Ainda guardo com muito carinho (surrado, por tantas vezes folheado) 'Cem Anos de Solidão', de Gabriel Garcia Marques. O Mundo comemora este mês os 50 anos do lançamento desse romance, mais admirado, estudando, cantado e aplaudido da literatura latino-americana de todos os tempos, (1967).

Ao lê-lo e relê-lo, cada vez mais fundo é fincada uma estaca na minha cabeça com as palavras de Miguel de Unamuno (ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta e filósofo espanhol), um século atrás, quando escreveu sobre a literatura e sobre a capacidade de um bom autor, em sua verdadeira concepção criativa: "Precisa ter essa capacidade de encontrar o universal nas entranhas do local e, no circunscrito e limitado, o eterno". Anos depois da frase, GABO fez exatamente isso.

Livro Sindical

Ex-Presidente da Força Sindical no Maranhão, assessor político Márfio Lima, (E) participa de reunião em São Paulo no Centro de Estudo Sindical (CES). Na foto, com  Augusto Petta, autor do livro Gestão Sindical e com Rosangela, diretora da instituição. 

THE Beatles

No documentário que chega ao Brasil, "The Beatles: Eight Days a Week", tem uma frase da artista Whoopi Goldberg ao rebater amigas negras que reclamavam de ter ido com ela participar de show de 'artistas brancos': ELES NÃO SÃO BRANCOS, ELES SÃO OS BEATLES...

Conta-me um Conto

A prosa gostosa de A. Pellegrini

"Sonhei que matei meu professor de História..."

Augusto Pellegrini é imortal da Academia Poética Brasileira.

FRASE de HOJE

"Se vc odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós, não nos pertuba...".

Hermann Hesse.

Glorianna Cunha é imortal da Academia Poética Brasileira.

Tenho me questionado muito sobre a validade das Feiras de Livro no Brasil. Tenho pesquisado muito sobre a importância das feiras, enquanto difusora autêntica das discussões literárias e sobre a indicação de nomes que representem o tema (daquele ano) ou a arte literária como um todo.
Por isso, selecionamos dois importantes colunistas da Folha que analisam, por exemplo, a FLIP/2016 e a escolha da poeta ANA C. como homegeada, ano passado. (ML)

Gêmeas que residem em Curitiba começam a fazer sucesso com um livro escrito a 4 mãos. Discutem a idéia juntas, fazem um arquivo juntas e começam a escrever, juntas, mas um pouco cada uma, sem sair do roteiro. Monica & Monique Sperandio afirmam:

“A gente se completa”. Pois é! Sucesso.

A perfeição nas linhas de DI MAGALHÃES.

Clique na foto e visita a sala de exposição.

Opinião: Glorianna Cunha

NOVO TEMPO: Sem bússola ou norte para prosseguir, em meio a aceleração do mundo e sua tecnologia super avançada? Adquirindo todos os últimos lançamentos, optando pelo consumismo, a compulsão e continuando vazio? No tocante ao fator humano quase não evoluiu, continua com os vícios que o aprisionam, como o egoísmo e o poder? Não tente evoluir fora e sim dentro de si mesmo. Ser solidário, expressar compaixão e amor. Crer num Único e Grande Deus é sinônimo de paz de espírito e felicidade. Deus preenche todo o vazio do ser e fornece respostas. Volte-se para Ele e perceba a diferença. Não estou falando de religiosidade e sim de fé, acreditar e respeitar todos os seres. Atitudes são tomadas por seres sábios e inteligentes. Experimente!

Será Grafite ou Pichação? 

Turismo Poético

 

 

(Márcia da C. Larangeira)

Imortal APB/Alkmaar-Holanda