Esta é mais uma publicação da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA/Assessoria de Imprensa

MHARIO LINCOLN é Presidente da Academia Poética Brasileira. / Informações para esta coluna: mhariolincolnfs@gmail.com CURITIBA-PARANÁ-BRASIL. Jornalista Profissional/Sindicalizado

FACE: https://https://www.facebook.com/MharioLincolnFS - www.twitter.com/mhariolincoln

A Crônica de Mônica

"Ser piranha é tomar posse do nosso corpo. Da nossa sexualidade. Do caminho para o próprio prazer, sem esperar passivamente pelo salvador. Mulheres, vamos piranhar! Não precisa trocar de parceiro. Experimente com quem já está do lado. Deguste. Saboreie. Inove. Vou lançar aqui um lema: 

Piranha nada, eu sou é animada. Ouse ser piranha também! ..." 

Ainda repercute o livro 

“O Congresso das Garças”, do escritor Ivan Sarney lançado na Academia Maranhense de Letras, ano passado. Ivan reúne textos escritos ao longo dos últimos nove anos. A obra reune 60 textos publicados nos últimos nove anos, a maioria no jornal

'O Estado' , na coluna Hoje é Dia de….Para ler a íntegra da matéria, clique na foto ao lado.

Moacyr Scliar

Escritor compulsivo, Moacyr Scliar publicou, até sua morte, em 2011, mais de 80 livros, entre romances, contos, crônicas e infantis. E o número não para de aumentar. O autor gaúcho, que completaria 80 anos hoje, acaba de ganhar mais uma obra póstuma. “A nossa frágil condição humana” traz uma série de crônicas inéditas em livro, originalmente publicadas no jornal “Zero Hora”, onde colaborou durante 34 anos e publicou cerca de 5 mil textos.

Em1996, a professora e escritora Suzana Vargas decidiu alugar uma sala para oferecer oficinas e chamou amigos escritores para utilizarem também o espaço, dividindo os custos. A oficina completou 21 anos em 2017, como um espaço de convivência entre nomes consagrados e autores iniciantes. A sede é no Rio.

IHGM no Exército

O presidente do IHGM, professor Euges Lima e o sócio efetivo, Antônio Noberto, ministraram palestras no 24 Batalhão de Infantaria Leve do Exercito (24BIL) à convite do Comandante Marcus Vinicius que assumiu em janeiro o comando daquele batalhão. As palestras tiveram como temas, a França Equinocial e a historia do 24 BIL, desde o 5 Batalhão de Infantaria ate o 24 BIL. O evento iniciou projeto do 24 BIL para resgatar e informar a historia do Batalhão e do Maranhão para os membros da corporação, muitos originários de outros estados a história da guarnição. Presente, também, Dilercy Adler, (IHGM).

Di Magalhães
especial

Sucesso o evento Fernando Pessoa, seu Céu, seus Astros e sua Mitologia Constelada, organizado por Paulo Urban (imortal APB) e Fernanda Zanini. Na verdade, uma digressão poético-astrológica a respeito dos mapas natais de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. 

ANA NÉRES PESSOA, Imortal da APB lança a ANTOLOGIA ELAS POR ELAS, com apoio da APB. Rica em detalhes e com grandes poetas, a Antologia pode ser lida em formato REVISTA nos links:

http://www.youblisher.com/p/1775022-ANTOLOGIA-Elas-Por-Elas/    (TOMO I) e

http://online.anyflip.com/kksl/kkwx/mobile/index.html

Parabéns. Belo trabalho.

FLIPOÇOS: O público jovem tem lugar garantido na 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio no Espaço Cultural da Urca. Com palestras, mesas de debate e sessões de autógrafos gratuitas – ou trocadas por um livro em bom estado – a programação traz autores campeões de venda e queridos do grande público.

Uma das convidadas é Thalita Rebouças, que com mais de 2 milhões de livros vendidos, retorna ao festival e faz o lançamento nacional do livro “Confissões de um garoto tímido, nerd e ligeiramente apaixonado”. O volume tem como protagonista o jovem Davi, de 16 anos, que já apareceu no título “Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática”. O bate-papo com a autora, que já escreveu mais de 20 obras e teve lançamento em dezenas de países  ocorre no dia 05 de maio, sexta, às 17h30 na Arena Cultural. A também campeã de vendas Carina Rissi é uma das convidadas do Flipoços. Natural de Ariranha, no interior de São Paulo, onde vive com o marido e a filha, a escritora já vendeu 200 mil exemplares da coleção e lança, no festival poços-caldense o livro “Quando a noite cai”. Leitora voraz, Carina se inspira em obras de Jane Austen e possui fascínio pelo tema “amores impossíveis”. Sua série de maior sucesso, “Perdida”, ganhou o mercado internacional com publicações na Europa e em breve chegará aos cinemas. A escritora estará com o púbico no dia 06 de maio às 14h30.

Uma das maiores estrelas do Ballet Mundial, atualmente, é a maranhense Alícia Saul, filha da fantástica Olinda Saul. Tem recebido incríveis aplausos por onde se apresenta e ganho elogios dos maiores nomes mundiais do Ballet Clássico, como Ana Botafogo. O Departamento de Projetos Especiais da Academia Poética Brasileira está preparando um documento especial com Alícia Saul e deve mostrar ainda neste primeiro semestre. Na foto ao lado, Alicia Saul e Renata Barcelos. TMRJ. Grand Pas Classic. Cia Brasileira de Ballet. Na foto à direita, Cris Gomes Aqui no Theatro Municipal do RJ com o primeiro bailarino da Opera de Paris, Alessio Carbone.

— É de uma gravidade enorme a questão da leitura. Termos 1,7 livro per capita ano é uma vergonha. É abaixo do índice de leitura de vários países vizinhos com índices de pobreza maior do que o do Brasil. O Brasil, sétima economia do mundo, nunca deu a importância necessária à leitura. É um índice muito baixo para que a gente não fique preocupado, como nação. Devemos levar a leitura para campanhas semelhantes à do Fome Zero (programa que originou o Bolsa Família) e a da paralisia infantil.

Juca Ferreira  
sociólogo que dedicou sua trajetória profissional às ações culturais e ambientais.

No calendário da semana o "Dia Internacional da Felicidade", mas ela precisa ser cultivada, resguardada e celebrada todos os dias. Marian Pellizzer com Regina De Fátima Felini e Eunice Cavalcante em Ca'dore Comida Descomplicada.